Faltam pouco mais de dois meses para 2023 e ainda existem muitas dúvidas sobre quais estratégias de marketing podem impactar diferentes negócios. São tantas opções, canais e decisões, que a pergunta mais comum dos novos empresários é: “Por onde eu começo?”.
Não existe receita de bolo ou fórmula mágica quando o assunto é vender mais, porém, algumas orientações ajudam a dar um norte para que você não se perca durante o processo de amadurecimento do seu negócio.
Para quem você vende?
A regra básica quando nos preparamos para lançar uma nova solução é: Ela atende uma dor de mercado? Ou seja, seu produto ou serviço soluciona uma necessidade real da sociedade?
Não adianta abrir um negócio que seja igual aos outros só porque ele parece promissor. O que difere os amadores dos grandes profissionais de marketing é a busca constante por uma solução útil, escalável, criativa e lucrativa, que fure a bolha do senso comum e tenha diferenciais competitivos, mesmo em um cenário com múltiplos concorrentes.
Além disso, definir sua persona para criar estratégias direcionadas e personalizadas, faz toda a diferença no seu processo de venda. Entender o seu cliente e em que momento ele se encontra é fundamental antes de qualquer coisa.
Defina os canais
Entender onde o seu cliente está é uma etapa fundamental dentro do seu plano de vendas. Isso vai impactar diretamente a decisão de onde estabelecer a presença da sua marca.
Suas vendas vão acontecer na internet ou fora dela? Vai usar as redes sociais ou um site? Vai usar as mídias tradicionais para comunicar sua solução ou focar na construção de um app?
Cada uma dessas escolhas vai te colocar em uma direção específica e te dar a chance de explorar inúmeras possibilidades de interação com seu cliente. Estudar esses cenários e definir sua abordagem é extremamente importante no processo de construção do seu negócio.
Venda 3.0
Vender uma solução já deixou de se tratar somente de transações financeiras. O novo horizonte do marketing é a entrega de experiências duradouras que possibilitem uma proximidade com a marca e, consequentemente, a redução do churn e continuidade do Lifetime Value (LTV).
Perceba que a conclusão de uma compra é uma pequena etapa em uma gigantesca cadeia de construção de valor. Grandes empresas desenvolvem estratégias de contato omnichannel e focam no pós-venda para se aproximarem do seu público de forma permanente, assim como faz a Aramis.
Calcular seu NPS e definir estratégias de relacionamento é uma das mais importantes iniciativas que uma empresa pode fazer para elevar o status de um cliente a embaixador da marca. Não se esqueça que conquistar um cliente novo custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter um atual.
Estudar o mercado e ter um time especializado ao seu lado vai fazer toda a diferença na hora de lançar um novo produto ou serviço. Você está pronto para vender mais?
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